FIJ apela a solidariedade contra concentração dos média nos EUA

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) aplaude uma decisão judicial que impede mudanças nas leis de propriedade nos Estados Unidos e apela à solidariedade internacional para reverter a situação de agravamento do monopólio de órgãos de comunicação social no país.

Para a FIJ, a concentração dos média em poucas mãos ameaça o pluralismo e a qualidade do jornalismo, bem como os interesses do público.

A legislação de propriedade foi alterada após uma votação renhida na Federal Communications Commission em Junho, que dava às empresas o direito de terem 45% das estações de televisão, mais 10% do que a actual lei permite, e possibilitava monopólios maiores nas grandes cidades.

Todavia, o Tribunal Federal de Filadélfia chumbou a lei, com base no argumento de que a sua aprovação daria um poder excessivo aos grupos proprietários de órgãos de comunicação.

Também na Europa e na Austrália, onde a concentração dos média continua a aumentar, têm sido diversas as formas de pressão para que as leis relativas à propriedade sejam alteradas.

Preocupada com a situação a que se assiste, a FIJ apoia as campanhas da The Newspaper Guild-CWA, da American Federation of Television and Radio Artists, da National Writers Union and the Writers Guild (East) e outras organizadas por grupos da sociedade civil.

Qualquer utilizador da Internet que seja contra o monopólio mediático pode assinar mesmo uma petição, disponível no endereço www.mediareform.net/petition.

Partilhe