FIJ apela a mais justiça, segurança e solidariedade para com os jornalistas

No âmbito das celebrações do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, assinalado a 3 de Maio, a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) apelou a maior justiça, segurança e solidariedade para com os jornalistas, reiterando as suas exigências de uma investigação internacional às mortes de profissionais dos média no Iraque.

Para a FIJ, a sombra da injustiça e da dúvida marcam a morte de mais de 11 jornalistas e outros trabalhadores da imprensa na guerra no Iraque, uma vez que investigações independentes e credíveis nunca tiveram lugar, o que é uma afronta para a democracia.

A Federação Internacional de Jornalistas salienta ainda a necessidade dos proprietários de órgãos de comunicação social e dos próprios jornalistas investirem mais na segurança, apoiando designadamente o Instituto Internacional para a Segurança dos Jornalistas, de modo a reduzirem a sua exposição aos riscos em caso de conflito.

O Instituto (INSI, na sigla inglesa), lançado a 3 de Maio do ano passado, reúne sindicatos, grupos de liberdade de imprensa e empregadores que se têm empenhado em promover uma nova cultura de segurança no jornalismo.

Considerando que a solidariedade entre jornalistas é tão importante como a justiça e segurança no trabalho, a FIJ apela ainda à colaboração de todos no Fundo de Segurança criado pela Federação, que reúne verbas para auxiliar jornalistas vítimas de violência e injustiças.

“O Fundo de Segurança da FIJ é a única fonte de apoio e solidariedade”, sublinha a organização, que gostaria de poder contar com a entrega de donativos ainda antes da realização do seu Congresso, que este mês tem lugar em Atenas.

Partilhe