FIJ apela a debate nas redacções sobre questões de género

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) apelou hoje a um debate nas redacções sobre a cobertura das questões de género, na sequência de um relatório do Global Media Monitoring Project (GMMP) que mostra que as mulheres ainda são significativamente sub-representadas e mal representadas nos média.

O estudo, coordenado pela Associação Mundial para a Comunicação Cristã (WACC), monitoriza jornais, televisões, rádios e sítios de Internet em 108 países e descobriu que apenas 24% das pessoas ouvidas, vistas ou entrevistadas nas notícias eram mulheres, e que entre os comentadores dos média apenas um em cada cinco é do sexo feminino.

Além disso, 46% das peças analisadas no estudo reforçaram os estereótipos de género e aspectos como a idade ou o estado civil são mais mencionados nas notícias sobre mulheres do que nas sobre homens.

“Os preconceitos no retrato que se faz de homens e mulheres nas notícias tem um impacto na percepção pública do papel dos géneros na sociedade”, afirma Aidan White, secretário-geral da FIJ, comentando o relatório do Global Media Monitoring Project (GMMP).

Apelando aos sindicatos para que promovam um novo debate nas redacções acerca da necessidade de mudança neste campo, a FIJ convidou todos os seus associados a conjugarem esforços com os coordenadores nacionais do GMMP de modo a dar visibilidade aos eventos nacionais relacionados com este estudo, cujos resultados país a país serão conhecidos nas próximas semanas.

Partilhe