FIJ apela à calma na Venezuela

Na sequência de uma onda de ataques a profissionais da comunicação social na Venezuela, a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) instou o governo e a oposição a serenarem os ânimos, pois “os jornalistas estão a ser apanhados no fogo cruzado” dos confrontos políticos que abalam o país.

Para a FIJ, é preciso que ambas as partes se lembrem de que os jornalistas estão a cumprir o seu dever profissional e não devem ser alvo de ataques. A organização aproveitou ainda para recordar aos profissionais que não devem correr riscos desnecessários, pois nenhuma história deve ser paga com a vida.

Recentemente, durante as manifestações antigovernamentais em Caracas, dois operadores de câmara foram alvejados e um fotógrafo ficou ferido. Além destes, um repórter foi atingido no peito por uma bomba de gás lacrimogéneo e uma jornalista foi agredida e ameaçada de morte.

A FIJ teve ainda conhecimento de incidentes fora da capital, nos quais dois repórteres viram o seu material confiscado pelas autoridades e foram agredidos por manifestantes; outros seis jornalistas foram atacados ou ficaram feridos; e três outros foram detidos pela polícia.

Partilhe