FIJ acusa Nações Unidas de censura

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) acusou as Nações Unidas de censura e “insanidade política”, depois desta ter impedido o acesso de jornalistas da Formosa (Taiwan) a um encontro da Organização Mundial de Saúde (OMS) em Genebra, na Suíça.

Destacando a proibição de entrada dos jornalistas taiwaneses no primeiro dia do encontro, a 16 de Maio, o secretário-geral da FIJ, Aidan White, lamentou que as Nações Unidas se estivessem a “deixar intimidar, pelo segundo ano consecutivo, pelos opositores de Taiwan, apesar dos jornalistas em causa serem independentes, profissionais e não estarem ligados a actividades políticas”.

Uma vez que o encontro se prolonga até 25 de Maio, a FIJ considera que ainda não é tarde de mais para a ONU se redimir da “interpretação perversa” que faz de uma resolução de Outubro de 1971, que previa a expulsão dos representantes de Taiwan destes encontros.

Para a FIJ, semelhante medida não abrange os jornalistas e “apenas serve os interesses políticos da China, sendo um insulto para a liberdade de imprensa”.

Partilhe