Festival Política entre quinta e domingo no São Jorge

Filmes, debates, música, exposições e instalações durante quatro dias que se iniciam com uma conversa sobre o tema “A Justiça é racista?”.

A edição de 2018 do Festival Política vai decorrer, entre esta quinta-feira e domingo, no cinema São Jorge em Lisboa. Na ementa estão filmes, debates, exposições, workshops e instalações, começando a iniciativa às 17h30 desta sexta-feira, na sala 2, com um debate sob o tema “A Justiça é Racista?”, tendo por base diversos casos mediáticos.

A partir das 18h30 passam três filmes de 35 minutos na sala 3 (“Thoughts on Collectivism”, “Life Beyond our Screens” e “A New Flag for Europe”), seguindo-se música na sala Manoel de Oliveira: Compositores Exilados (Lopes Graça e Hindemith), por quatro solistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Tudo isto antecede a sessão oficial de abertura do certame com a ante-estreia do filme “A Morte de Estaline”, proibido na Rússia e da autoria de Armando Iannuci.

No dia seguinte, a partir das 17h00, fala-se sobre diversidade religiosa em Portugal (sala 2), mas também há “Minas do Futebol” (17h30, sala 3), “Humor como Forma de Combater o Racismo” (18h00, sala 2) ou um cara a cara com os deputados André Silva (PAN), António Filipe (PCP), José Luís Ferreira (Os Verdes), José Manuel Pureza (Bloco de Esquerda), Sandra Pereira (PSD), Susana Amador (PS) e Vânia Dias da Silva (CDS/PP). Às 19h00 há “Class Divided” (sala 3), antes de “Fado bicha” (sala Manoel de Oliveira) e da Noite LGBT com três filmes de 60 minutos, na mesma sala.

Sábado prossegue o programa com exemplos como o filme “Pela Mão de Alice”, de Raquel Freire, às 15h30, na sala 3 e, no domingo, “Post Truth Times we the Media”, às 17h00, na sala 3.

Os interessados podem consultar o programa completo em festivalpolitica.pt.

Partilhe