FEJ terá conferência sobre media e política

Evento vai realizar-se em fevereiro do próximo ano, na cidade polaca de Gdansk, numa organização conjunta com o sindicato local e outras três instituições, entre as quais o Conselho da Europa.

O presidente da Federação Europeia de Jornalistas (FEJ), Mogens Blicher Bjerregård, revelou que, a 15 e 16 de fevereiro do próximo ano, irá ter lugar, na cidade polaca de Gdansk, uma conferência dedicada à conflitualidade existente entre media e política e a possíveis caminhos para solucionar estes problemas.

No editorial que escreveu para a newsletter da organização, Mogens Blicher Bjerregård explica que, “se a liberdade de expressão é um direito fundamental em qualquer sociedade democrática”, a verdade é que se assiste, cada vez mais, “a esforços de domínio sobre os media por parte da política”, algo que, segundo o dirigente, exerce “um efeito devastador sobre a liberdade de imprensa”.

Bjerregård cita uma sondagem recente, divulgada pelo Conselho da Europa, a qual se refere à existência de “um crescente nível de auto-censura por toda a Europa”, confirmando-se o caráter nocivo desta realidade para o jornalismo, em particular no ramo da investigação. O dirigente aponta o caso da Turquia como exemplo: “A instabilidade no setor de media levou ao encerramento de 180 empresas jornalísticas e cerca de 170 jornalistas foram presos.”

Mas não é o único: “Tendência semelhante está a ser seguida pelo Azerbaijão e, entre membros da União Europeia, a Polónia introduziu mesmo medidas legislativas draconianas com a intenção de intimidar os meios de comunicação e, no Reino Unido, leis de vigilância estão a ser usadas para interferir no trabalho desenvolvido por jornalistas. No Luxemburgo, jornalistas e as suas forças foram processados por defender o interesse público no caso do LuxLeaks. No fundo, media e política encontram-se em conflito”, considera Blicher Bjerregård.

A iniciativa irá decorrer no European Solidarnosc Center, sendo a organização conjunta de FEJ, sindicato local, Conselho da Europa, European Centre for Press and Media Freedom, Nordic Journalism Centre e International Press Institute.

Partilhe