FEJ solidária com jornalistas da AFP

A Federação Europeia dos Jornalistas (FEJ) está solidária com a greve de 24h convocada pelas estruturas sindicais representativas da AFP, iniciada ontem, 26, às 18h, após uma assembleia em que os trabalhadores discutiram as consequências de uma proposta de lei respeitante à alteração do estatuto da Agência que está em debate no Senado.

“A AFP é uma agência de imprensa de primeiro plano na Europa e no mundo. A sua independência é por isso extremamente crucial não apenas para todos os jornalistas que nela trabalham, mas também para os jornalistas e os média que utilizam as suas informações, e no fim de contas para o conjunto do público que conta com a credibilidade da agência”, afirmou o presidente da FEJ, Arne König.

A AFP está ameaçada por uma proposta de lei que visa modificar o estatuto vigente na agência desde 1957 e que lhe permitiu desenvolver-se e manter a sua independência ao longo dos anos. O projecto de lei, apresentado sem qualquer consulta aos trabalhadores, visa considerar a AFP como uma vulgar sociedade comercial.

Os sindicatos e os jornalistas consideram que qualquer novo estatuto deve ser objecto de um “referendo interno, que o deve aprovar por larga maioria”, e “reunir um amplo consenso no Parlamento” tal como sucedeu em 1957.

Partilhe