FEJ insta jornal suíço a respeitar direitos de autor dos jornalistas

A Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) instou a administração do jornal suíço “Basler Zeitung” a abandonar uma campanha iniciada recentemente que visa levar jornalistas e fotógrafos freelance a assinar novos contratos que transferem grande parte dos seus direitos de autor para a empresa, sem que os autores recebam qualquer remuneração adicional.

Frisando que esta prática “ameaça a reputação do jornal enquanto produtor de jornalismo de qualidade”, a FEJ alerta ainda que os novos contratos nem sequer cumprem as recomendações da associação de editores suíços Schweizer Presse, de cujos órgãos sociais faz parte o editor do “Basler Zeitung”.

A organização de jornalistas europeus lamentou que nem os jornalistas envolvidos nem os seus representantes tenham sido consultados antes da distribuição das novas regras.

“Contratos como estes são injustos e ilegítimos. Sobretudo, eles promovem condições de trabalho precárias e comprometem a possibilidade de os freelancers viverem do trabalho que fazem ao cortar nos seus ganhos”, afirma a FEJ, relembrando a interdependência que existe entre direitos de autor fortes e jornalismo independente e de qualidade.

Partilhe