FEJ exige que políticos europeus defendam o jornalismo

Os líderes políticos europeus devem agir no sentido de combater a crise dos média que atinge o jornalismo em todo o Velho Continente, exigiu a Federação Europeia de Jornalistas no final de uma conferência realizada a 2 de Fevereiro no Parlamento Europeu (PE), em Bruxelas.

A iniciativa, que juntou jornalistas, representantes da indústria e políticos, apelou a uma nova relação entre o Estado e os média no sentido de encontrar formas de estabilizar e apoiar o jornalismo europeu sem comprometer a independência política dos média e a liberdade editorial dos jornalistas.

“O jornalismo é um bem público do qual depende a democracia na Europa. Todavia, os políticos são complacentes e Bruxelas tem uma fixação pelas regras de mercado em vez de pensar nos direitos dos cidadãos à medida que a indústria dos média enfrenta os desafios de uma grande mudança”, sublinhou o secretário-geral da FEJ, Aidan White.

Respondendo às queixas de complacência por parte das instituições europeias, o eurodeputado Jorgo Chatzimarkakis, que pertence ao novo Intergrupo para os Média do PE, afirmou: “o Parlamento Europeu já não é amigo da Comissão quando ela diz que nada pode ser feito acerca dos média. As coisas vão mudar”.

Saudando a criação do referido Intergrupo, a FEJ espera que o diálogo entre este e as organizações profissionais possa ajudar a criar nos próximos meses um debate sólido e uma reflexão sã sobre as políticas de média.

Partilhe