FEJ elege novo Comité Director

A Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) elegeu no fim-de-semana passado um novo Comité Director, durante a Assembleia Geral trienal, realizada em Salónica, na Grécia, dedicada ao tema “Construção Sindical e Solidariedade numa Europa Alargada”.

A presidência está agora entregue a Arne Koenig, da Suécia, que substitui o alemão Gustl Glattfelder. Foram ainda eleitos os oito novos membros do Comité Director.

Num momento em que os direitos sociais são cada vez mais atingidos, os membros de 22 países da FEJ adoptaram um programa de trabalho concreto para os próximos três anos, apelando à protecção dos contratos colectivos existentes e ao estabelecimento de diálogo social onde este não exista.

A importância de padrões de trabalho uniformes nos conglomerados mediáticos transnacionais e a necessidade de esquemas de protecção nacional para os jornalistas freelance de toda a Europa foram dois dos assuntos mais enfatizados durante os trabalhos.

A Assembleia da FEJ adoptou ainda uma série de resoluções respeitantes às violações dos direitos dos jornalistas, incluindo a protecção de fontes, direitos de autor, direitos dos freelance e dos trabalhadores atípicos.

O Sindicato dos Jornalistas, que desde a criação da FEJ tem tido acção participativa nas estruturas da organização, nomeadamente em grupos de trabalho, volta a estar representado na Comissão de Finanças através de Anabela Fino (tesoureira da Direcção do SJ, onde integra o pelouro da contratação colectiva).

Partilhe