FEJ e NUJ exigem respeito pelos direitos dos jornalistas

A Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) e o Sindicato Nacional de Jornalistas do Reino Unido e Irlanda apelaram às autoridades britânicas para que respeitem os direitos e liberdades que têm protegido o papel especial dos jornalistas na sociedade, a propósito de um caso que envolve o jornalista britânico Shiv Malik.

O jornalista e autor do livro “Leaving al-Qaeda: Inside the Mind of a British Jihadist” foi instado pelo Tribunal Superior a entregar à polícia todo o material fonte relacionado com entrevistas ao alegado terrorista Hassan Butt no prazo de sete dias, algo que acabou por fazer depois de os seus conselheiros jurídicos terem decidido que seria fútil insistir em recursos.

O caso tem contornos complexos porque Hassan Butt, suspeito de envolvimento em operações terroristas, admitiu a sua identidade à polícia e ofereceu-se para colaborar nas investigações. Além disso, a editora Constable & Robinson entregou em Junho uma versão do livro, depois de instada nesse sentido pela polícia.

Recorde-se ainda que a solicitação inicial da polícia de Greater Manchester de aceder ao material fonte do jornalista foi revista pelo tribunal, que estreitou os termos da ordem e permitiu que o jornalista eliminasse informação que possibilitasse a identificação de outras fontes confidenciais que não Hassan Butt.

“O tribunal confirmou que a polícia não será autorizada a ir à pesca através de ordens latas que visem aceder a informação útil detida por jornalistas. Todavia, apesar dos comentários dos juízes apoiando o papel vital dos jornalistas, devemos estar preocupados, pois a lei não deu a protecção adequada à classe”, sublinhou Arne König, presidente da FEJ.

Partilhe