FEJ apoia boicote a concertos de Robbie Williams

O boicote dos média alemães aos concertos de Robbie Williams, instaurado após o cantor ter proibido a presença de alguns fotógrafos nos seus espectáculos e imposto condições que privam outros fotógrafos de ficarem com direitos sobre os trabalhos que fazem, conta com o total apoio da Federação Europeia de Jornalistas (FEJ).

“É uma pena que artistas criativos violem direitos de fotógrafos de forma tão vergonhosa”, afirmou Renate Schroeder, directora da FEJ, sublinhando que os artistas deveriam apoiar os jornalistas e as organizações de média na luta por contratos justos para os fotojornalistas.

Mostrando que o boicote é para ser levado a sério, o “Dresdner Neueste Nachrichten” publicou a 10 de Julho um artigo sobre o concerto de Robbie Williams em Dresden deixando em branco o espaço que a fotografia ocuparia.

Esta não é a primeira vez que a imprensa boicota concertos para contestar cláusulas abusivas impostas nos contratos: na Noruega, os jornalistas boicotaram em Junho concertos dos Guns N’Roses e de duas outras bandas, e em Maio os jornais alemães fizeram o mesmo a um concerto dos Bon Jovi em Estugarda.

Partilhe