FEJ apela ao Parlamento Europeu para que aprove documento sobre fontes jornalísticas

Votação irá decorrer esta terça-feira. Em causa está a adoção de medidas de proteção às fontes a favor do interesse público.

A Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) e a União Europeia de Radiodifusão (EBU) exortam o Parlamento Europeu a aprovar, na votação que irá decorrer amanhã, em Estrasburgo, o documento sobre “medidas legítimas de proteção a fontes jornalísticas a favor do interesse público”.

Segundo relata a FEJ, as duas entidades acolheram de forma positiva a iniciativa da eurodeputada Virginie Rozière a propósito das fontes jornalísticas, uma vez que “reconhece a ligação entre jornalismo de investigação, fontes e a sua contribuição decisiva no sentido de informação ao público”, sendo ainda salientada a importância de “proteção da confidencialidade das fontes jornalísticas”. O relatório também pede “a proteção das fontes quando estas não encontram outra hipótese senão dirigir-se ao público para relatar atos desleais ou incorretos”.

Para Renate Schroeder, dirigente da FEJ, “o recurso a denúncias é considerado um dos mais eficazes no combate à corrupção e, por isso, é altura de perceber se existe vontade política da parte das instituições europeias no sentido de colaborar com esse combate. Democracia, vidas e dinheiro estão em jogo. Será que os interesses das empresas vão ser colocados acima do interesse público? Todos os jornalistas por essa Europa fora vão concentrar a sua atenção em Estrasburgo amanhã”.

Partilhe