FEJ alarmada com reestruturações nas emissoras públicas europeias

A Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) manifestou-se muito preocupada com as reestruturações e despedimentos que se perspectivam nas principais emissoras públicas de radiodifusão da Europa.

“Em poucas semanas foram anunciadas alterações no modo de funcionamento das três maiores emissoras públicas internacionais com sede na Europa – a BBC World Service, a RFI-France 24 e a Deutsche Welle”, afirmou o presidente da FEJ, Arne König, considerando “terríveis” as notícias de que muitas centenas de jornalistas correm risco de despedimento devido a estas reestruturações.

Sublinhando que os planos anunciados poderão tornar as operações internacionais das emissoras públicas europeias em “cascas vazias”, privando o público global da “informação independente e plural acerca de acontecimentos históricos que ocorrem por todo o mundo” que durante décadas foi uma das imagens de marca destas estações.

“Precisamos do jornalismo como um bem público, não limitado por considerações comerciais ou escolhas tecnológicas que deixam grande parte do público à margem”, afirmou Arne König, apoiando os sindicatos do Reino Unido, França e Alemanha na sua luta por um serviço público noticioso internacional orientado para a qualidade e apelando às autoridades competentes para que salvaguardem os interesses do público e dos jornalistas.

No mês passado o BBC World Service encerrou vários serviços, entre os quais o de língua portuguesa para África, e acabou com as emissões em onda média na Europa. Também a Deutsche Welle vai pôr fim às emissões em onda média e concentrar os serviços online baseados em notícias traduzidas dos seus programas em alemão. Já a RFI e a France 24 anunciaram a fusão das suas redacções, o que implicará 120 despedimentos e uma redução da qualidade e da diversidade do serviço noticioso.

Partilhe