Federação Africana de Jornalistas tem nova direção

Sadiq Ibrahim (Sudão), Zied Dabbar (Tunísia) e Maria Luísa Rogério (Angola) foram eleitos no congresso realizado em Cartum.

A Federação de Jornalistas Africanos (FAJ, na sigla em inglês) elegeu um novo comité de gestão no Congresso realizado durante os dias 13 e 14 em Cartum, no Sudão. O sudanês Sadiq Ibrahim foi eleito presidente para os próximos três anos, tendo o tunisino Zied Dabbar como vice-presidente e a angolana Maria Luísa Rogério no papel de tesoureira.

Enquanto Ibrahim pedia “solidariedade e unidade de África e dos africanos”, o presidente da Federação Internacional de Jornalistas, Philippe Leruth, considerou que o congresso excedera as suas expectativas. “O número de sindicatos registados – 32 dos 36 membros da FIJ – mostra o desejo de unidade e é um bom sinal para o futuro. Mesmo aqueles que não puderam participar por questões profissionais ou logísticas enviaram mensagens de solidariedade”, afirmou.

Leruth elogiou ainda “a qualidade dos debates, a abertura, a disponibilidade para abordar todas as questões e a seriedade com que os membros eleitos se apresentaram na primeira reunião”. Deste modo, o dirigente mostrou-se convencido de que “este será um passo decisivo na história da Federação de Jornalistas Africanos e os esforços em prol da unidade e da solidariedade em África foram recompensados”.

Partilhe