Familiares de jornalista assassinados no Paquistão

Quatro familiares do jornalista Din Muhammed, do diário “Inkishaf”, foram mortos e outros três foram raptados por um grupo armado no Vaziristão do Sul, ao que tudo indica como retaliação pelo trabalho jornalístico do repórter paquistanês, noticiou o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), dizendo que não há certezas sobre se Din Muhammed está entre os sequestrados.

Os atacantes mataram o pai, o irmão de 15 anos e um primo do jornalista durante um tiroteio perto da casa deste a 1 de Abril, tendo ainda raptado três outros familiares e executado publicamente um tio de Din Muhammed. Na troca de tiros morreram também três dos agressores, que se pensa serem uzbeques com ligações à Al Qaeda.

O Vaziristão do Sul tem sido recentemente palco de confrontos entre tribos locais e militantes uzbeques com supostas ligações à Al Qaeda, os quais se terão refugiado naquela zona do Paquistão após a queda do regime talibã no Afeganistão em 2001.

“Estamos chocados com este massacre”, afirmou o director-executivo do CPJ, Joel Simon, que instou as autoridades paquistanesas a “investigar estes assassinatos brutais e a fazer tudo o que for possível para localizar Din Muhammed”.

Partilhe