Faleceu o jornalista Armando Pereira da Silva

Realiza-se a partir das 17h00 de hoje, no centro funerário de Santa Joana Princesa, o velório do jornalista Armando Pereira da Silva, falecido no passado dia 10 de junho.

Nascido em Oliveira de Frades, a 3 de dezembro de 1940, iniciou na década de 60 uma carreira de jornalista que lhe granjearia o respeito profissional da classe e a amizade dos camaradas das redações onde trabalhou: delegação em Lisboa de “O Comércio do Porto”, “Vida Mundial”, “Diário de Lisboa” e “O Diário”, matutino de que foi o primeiro chefe de redação e diretor nos anos 80.

Armando Pereira da Silva foi presidente da Direção da Casa da Imprensa no biénio 1972/73 e integrou o seu Conselho Geral entre 2009 e 2019. Era sócio  do Sindicato dos Jornalistas desde 1969.

Armando Pereira da Silva publicou dois livros. Um de ficção, “Praia Nua: Contos”, em 1963. Outro que é uma reportagem histórica sobre a luta pela gestão democrática dos terrenos baldios durante o regime fascista, “Talhadas do Vouga – Ocupação sem Limites”, em 1973. Quando se retirou do jornalismo ativo incrementou o seu trabalho como tradutor, com dezenas de obras traduzidas sobretudo de caráter sociopolítico.

A cremação realiza-se amanhã, dia 15, às 10h00, no cemitério dos Olivais.

O Sindicato dos Jornalistas apresenta as mais sentidas condolências à família.

Partilhe