Faixa de Gaza enfrenta potencial blackout informativo

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) avisou que a Faixa de Gaza pode vir a enfrentar um potencial blackout informativo, caso as autoridades não consigam garantir a segurança dos jornalistas que tentam fazer o seu trabalho de forma independente.

O alerta da FIJ segue-se ao rapto de Mohamed Ouathi, técnico de som da France 3 TV, a 14 de Agosto, facto que é considerado pela organização como “um grave precedente no decorrer da evacuação dos colonatos israelitas”.

A preocupação do secretário-geral da FIJ, Aidan White, é ainda maior porque a junção das restrições israelitas à liberdade de movimentos dos jornalistas locais com o perigo de mais raptos entre os cerca de 700 profissionais estrangeiros que estão na região “abrem caminho a um blackout” na Faixa de Gaza.

Segundo o Centro de Direitos Humanos Al-Mezan registaram-se 21 raptos de estrangeiros desde o início de Julho, entre os quais se incluem cinco funcionários das Nações Unidas, que felizmente foram libertados horas depois do sequestro.

Partilhe