Expresso põe sob suspeita todos os jornalistas ao não identificar envolvidos em investigação ao GES

Sindicato dos Jornalistas pede clarificação, realçando que a credibilidade do jornalismo é fundamental em democracia.

O Sindicato dos Jornalistas escreveu hoje ao director do Expresso lamentando que o semanário tenha posto em causa todos os jornalistas, ao não identificar aqueles que, segundo afirma, constarão de uma lista de alegados envolvidos numa investigação ao Grupo Espírito Santo (GES).
Segundo a última edição do Expresso, a lista, na posse do Ministério Público, de alegados pagamentos da ES Enterprises, o offshore conhecido como “saco azul” do GES, inclui mais de uma centena de pessoas, incluindo jornalistas. O Expresso tem, em conjunto com a TVI, noticiado sobre os designados Panama Papers (Papéis do Panamá), revelando novas informações sobre o GES.
O Sindicato dos Jornalistas insta a que sejam revelados os nomes dos mencionados “jornalistas”, à semelhança do que tem acontecido, aliás, com outros profissionais, de forma a poder actuar em conformidade nos casos que, e se, vierem a ser provados.
A credibilidade do jornalismo é fundamental em democracia e não podemos deixar que ela seja minada por suspeitas cuja existência ainda está por provar, nem permitir que toda uma classe fique sob suspeita.
Saudando o jornalismo de investigação, o Sindicato dos Jornalistas apela a que o jornal Expresso aja com a responsabilidade que lhe compete.

Partilhe