Exposições de fotojornalismo no CCB

De 30 de Setembro a 23 de Outubro, o Centro Cultural de Belém, em Lisboa, acolhe em simultâneo as exposições do World Press Photo de 2004 e do 5º Prémio Fotojornalismo Visão/BES.

A mostra da World Press Photo é composta por cerca de 200 fotografias que retratam o que de melhor se fez no fotojornalismo mundial em 2004, enquanto a exposição do Prémio Visão/BES apresenta dezenas de imagens que marcaram o jornalismo em Portugal no ano transacto.

A fotografia de uma mulher prostrada na areia e feita após o tsunami que atingiu o Extremo Oriente em Dezembro pelo indiano Arko Datta foi a vencedora do World Press Photo, entre 69.190 imagens de 4.226 fotógrafos de 123 países.

Elsbeth Schouten, da World Press Photo (WPP), na apresentação da mostra à imprensa, salientou a ligação que existe sempre entre os acontecimentos mais marcantes do ano e as fotografias escolhidas. Além do grande prémio, no valor de 15.000 euros, o concurso, que começou há 50 anos, “com o objectivo de melhorar a qualidade da fotografia na imprensa holandesa”, distribuiu prémios em 14 categorias.

Prémio Fotojornalismo Visão/BES

O Grande Prémio de Fotojornalismo Visão/BES foi atribuído a Sandra Rocha, da Agência Kameraphoto, com a fotografia de uma menina vestida de anjo a encaminhar-se para a Sé de Braga, durante a Semana Santa, em Abril do ano passado. O Prémio distingue ainda sete categorias: desporto, natureza, espectáculo, retrato, reportagem, vida quotidiana e notícias. Concorreram a este Prémio 4.000 fotografias, tendo sido distinguidas 41, de 18 fotógrafos.

Partilhe