Exposição sobre Rodrigues Sampaio

A exposição documental “Rodrigues Sampaio – o jornalista e o político através da imprensa” é inaugurada a 25 de Julho, pelas 18h30, na Galeria Diário de Notícias, situada na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

A sessão inaugural será presidida por Jaime Gama, presidente da Assembleia da República.

Produzida pelo Museu Nacional da Imprensa, a mostra inclui diversa documentação sobre a actividade jornalística e política de Rodrigues Sampaio.

Nascido a 25 de Julho de 1806 em Esposende, Rodrigues Sampaio foi um destacado político da Monarquia Constitucional, tendo desempenhado funções de deputado e de governante, mas foi como jornalista que se evidenciou na defesa do constitucionalismo e das ideias liberais. A sua intensa actividade em prol da liberdade de expressão e dos seus ideais custou-lhe várias prisões nas mais conhecidas penitenciárias do país: Aljube de Braga, do Porto (de 1828 a 1831), e Limoeiro (1846).

Rodrigues Sampaio iniciou-se no jornalismo em finais da década de 1820 na publicação “Velho Liberal do Douro”, tendo escrito ainda para “Vedeta da Liberdade”, “Revolução de Setembro”, “Ecco de Santarém” e “Espectro”.

Ficou conhecido como o “Sampaio da Revolução”, por ter sido o principal redactor do jornal “A Revolução de Setembro”, um dos mais importantes jornais portugueses do século XIX, onde trabalhou até à morte.

Partilhe