Exposição sobre o 5 de Outubro no Museu Nacional da Imprensa

Para assinalar o Centenário da República, o Museu Nacional da Imprensa (MNI) vai inaugurar na próxima segunda-feira, 4, pelas 16 horas, uma exposição dedicada ao 5 de Outubro que destaca o impacto da revolução nos jornais. A mostra terá diferentes extensões na cidade do Porto.

Reforçando a exposição “República na Imprensa: do Porto a Lisboa”, patente desde Janeiro no MNI, esta nova mostra apresenta largas dezenas de publicações emblemáticas da época, dedicadas à implantação da República, bem como títulos humorísticas e jornais estrangeiros, em particular de Espanha, França e Brasil.

Além de poder ser vista todos os dias no MNI, das 15 às 20 horas, a exposição terá extensões em escolas, universidades, na FNAC/ NorteShopping e em estações da CP e do Metro, sendo que em quatro destas últimas estarão patentes dezenas de páginas, sob o título “ República: 100 Anos, 100 Jornais”.

Na inauguração da exposição no Museu, os visitantes poderão fazer a impressão manual de uma gravura alusiva ao tema para ficar com uma recordação desta iniciativa, inserida na política de descentralização cultural da entidade.

Partilhe