Exposição “Manoel de Oliveira: Humor e notícias” no Porto até 31 de outubro

Certame começa esta sexta-feira e estará patente no Centro Comercial La Vie Porto Baixa, na sequência do protocolo assinado com o Museu Nacional da Imprensa.

São mais de 50 caricaturas, perto de três dezenas de jornais e revistas os envolvidos na exposição “Manoel de Oliveira: Humor e notícias” que se inicia esta sexta-feira e estará patente até ao próximo dia 31 de outubro. A mostra vai estar distribuída pelos pisos 2, 1 e 0, podendo ser visitada pelos interessados todos os dias entre as 9 e as 22h00.

A iniciativa irá ter lugar no Centro Comercial La Vie Porto Baixa, em função do protocolo estabelecido com o Museu Nacional da Imprensa no qual se prevê a realização de outras duas exposições até julho do próximo ano.

De acordo com a organização, “a mostra sobre Manoel de Oliveira abordará dois ângulos: publicações e humor”, resultando “de uma seleção de recortes de revistas de cinema, nacionais e internacionais, com matéria sobre o cineasta e de caricaturas elaboradas por cartoonistas de todo o mundo”.

Entre os exemplos apresentados vão estar “capas e notícias de várias publicações nacionais e estrangeiras, como os Cahiers du Cinéma, Beaux Arts, L’Avant Scène Cinéma, Supl. Cinéma do Libération e L’Acchiappa Film”. Em todos os casos é sempre a “atividade do cineasta natural do Porto, que faleceu em 2015 com 106 anos”, que está no centro das atenções.

Dezenas de desenhos de países como Alemanha, Brasil, Colômbia, Espanha, Irão, Itália, Portugal, Suíça, Turquia e Ucrânia vão estar expostos, tendo por base o Prémio Especial de Caricatura “dedicado a Manoel de Oliveira no XV PortoCartoon-World Festival”.

Segundo a organização, “esta exposição representa a sexta evocação feita pelo Museu Nacional da Imprensa do cineasta. Na altura da celebração do centenário e dos 105 anos de Manoel de Oliveira foram realizadas amplas exposições sobre a sua vida e obra; o cineasta foi a primeira figura escolhida para ser caricaturada no PortoCartoon 2013, juntamente com José Saramago, e também já teve exposições no Museu de Imprensa-Madeira e no Aeroporto do Porto”.

Partilhe