Exposição de fotografias de agências no Museu da Água

A exposição “Cinco Países. Cinco Histórias. Uma Europa”, composta por 170 fotografias das agências noticiosas da Bélgica, Hungria, Itália, Polónia e Portugal, vão estar patentes entre hoje, 24 de Setembro, e o dia 8 de Outubro no Reservatório da Patriarcal (Museu da Água), em Lisboa.

As fotografias retratam os principais acontecimentos dos últimos 60 anos através de imagens dos arquivos das agências Belga (Bélgica), MTI (Hungria), ANSA (Itália), PAP (Polónia) e Lusa (Portugal), as quais foram recuperadas digitalmente no âmbito do projecto Safeguarding Historical Photographic Archives of European News Agencies (SPHAENA), financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Cultura 2000.

Segundo a organização, o acervo original estava a deteriorar-se devido ao tipo de material em que estava arquivado – negativos em chapa de vidro, diapositivos, slides e negativos a preto e branco e a cores – e, uma vez que “na maior parte dos casos as imagens tinham sido esquecidas”, esta é uma boa oportunidade para as “redescobrir”.

Lisboa será o ponto final na itinerância desta exposição, que desde 3 de Maio já passou por Itália, Hungria, Bélgica e Polónia.

Partilhe