Êxito nas lutas da Lusa e do Público

O Sindicato dos Jornalistas saúda a jornada de luta dos trabalhadores da Lusa – pelo segundo dia consecutivo a Agência esteve completamente parada – e do jornal Público, a cumprir uma greve de 24 horas com uma adesão esmagadora.

Em comunicado divulgado esta tarde, a Direcção do Sindicato dos Jornalistas, que está directamente empenhada nestas lutas e com vários dirigentes a acompanhá-las, saúda ainda a “capacidade de mobilização e de resistência que as greves estão a demonstrar nas duas empresas”, e sublinha o “espírito fraterno e solidário que animou a jornada comum de luta hoje realizada.

É o seguinte o texto, na íntegra, do Comunicado do SJ:

Lusa e “Público” cumprem importante jornada de luta

1. O serviço noticioso da Agência Lusa continua hoje completamente parado, não tendo entrado na linha um único take, em cumprimento do segundo dia de greve dos jornalistas e outros trabalhadores, o qual coincidiu com a greve de 24 horas observada no “Público”, onde também se registou uma adesão esmagadora, nomeadamente dos jornalistas, prevendo-se que afecte a produção do jornal.

2. Os jornalistas e outros trabalhadores de ambas as empresas estiveram aliás juntos em vários momentos do dia, designadamente em concentrações comuns – primeiro junto da Assembleia da República, depois junto das instalações do jornal e, depois, da sede da Lusa em Lisboa, enquanto no Porto os piquetes de greve respectivos estiveram juntos e as organizações representativas dos trabalhadores realizaram um debate.

3. A Direcção do Sindicato dos Jornalistas, que está directamente empenhada nestas lutas e com vários dirigentes a acompanhá-las, saúda a capacidade de mobilização e de resistência que as greves estão a demonstrar nas duas empresas, saudando de modo muito especial o espírito fraterno e solidário que animou a jornada comum de luta hoje realizada.

4. Os indesmentíveis níveis de adesão registados em ambas as empresas e as consequências das paralisações demonstram a determinação dos trabalhadores da Lusa e do “Público” em defender os postos de trabalho ameaçados e também o futuro destes importantes órgãos de informação no panorama informativo português.

5. A coragem e a firmeza exemplares demonstradas pelos jornalistas e outros trabalhadores da Lusa e do “Público”, o espírito fraternal registado nas suas iniciativas e a solidariedade já demonstrada por inúmeros jornalistas mostram que é possível percorrer um caminho de unidade mais longo e mais largo, juntando mais jornalistas e mais órgãos de informação.

6. O êxito destas lutas mostra ainda a importância da existência e do funcionamento de organizações dos jornalistas e outros trabalhadores, desde logo os sindicatos e os delegados sindicais, bem como o papel que, nomeadamente o Sindicato dos Jornalistas desempenha especialmente em circunstâncias como esta.

Lisboa, 19 de Outubro de 2012

A Direcção

Partilhe