Executivo da imprensa chinesa condenado a 12 anos de prisão

Yu Huafeng, ex-director executivo do semanário chinês “Nanfang Dushi Bao”, foi condenado a 12 anos de prisão por um tribunal de Dongshan, na região de Guangdong. A Repórteres Sem Fronteiras (RSF) considera que a condenação faz “parte de uma conspiração contra um diário corajoso e reformador”.

O antigo gestor é acusado de “corrupção”, “desvio de dinheiro” e “apropriação de bens do Estado”, por ter distribuído parte dos lucros do diário com o ex-editor Li Minying, condenado por sua vez a 11 anos de cadeia.

Segundo jornalistas chineses questionados pela RSF, esta distribuição dos lucros entre patrões e editores é muito comum na imprensa chinesa, apesar de todos os meios de comunicação social serem, em teoria, propriedade do Estado.

Também relacionada com este caso está a detenção, na noite de 19 de Março, do ex-chefe de redacção do “Nanfang Dushi Bao”, Cheng Yizhong, sob a acusação de “apropriação de propriedade do Estado”.

Este jornalista de 38 anos – detido em Janeiro por vários dias, juntamente com seis colegas – foi forçado a demitir-se a 9 de Março do “Nanfang Dushi Bao”, conhecido pelas suas notícias críticas acerca do vírus da pneumonia atípica e do alegado espancamento até à morte de um estudante numa esquadra.

Partilhe