Ex-apresentadora televisiva assassinada no Afeganistão

Shaima Rezayee, uma ex-apresentadora de televisão na estação privada Tolo TV, foi morta dia 18 de Maio com um tiro na cabeça, em Cabul, tornando-se na primeira jornalista a ser assassinada desde que, em 2001, terminou a guerra no Afeganistão.

Até Março passado, Shaima Rezayee, de 24 anos, apresentava, na Tolo TV, um programa de música frequentemente apontado pelos conservadores do país como anti-islâmico e imoral. A pressão sobre a estação levou ao despedimento da jovem apresentadora, criticada pela postura irreverente que assumia no ecrã.

A Tolo TV tem sido alvo de críticas constantes por parte dos líderes religiosos, que já realizaram diversas campanhas para pôr fim às suas emissões. Em Novembro de 2004, o próprio presidente afegão, Hamid Karzai, ameaçou retirar a licença do canal por este alegadamente difundir programas “islamicamente incorrectos”.

Mesmo assim, a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) – que condena o assassinato de Shaima Rezayee e o considera uma prova de que a liberdade de imprensa não é garantida no Afeganistão – apelou ao presidente do país para que leve a cabo uma investigação séria que permita punir os culpados da morte da ex-apresentadora televisiva e tome medidas no sentido de apoiar a liberdade de expressão.

Partilhe