Eutelsat cancela contrato com rede televisiva chinesa

A Eutelsat decidiu não renovar o contrato que permitia à estação chinesa New Tang Dynasty TV (NTDTV), sediada nos Estados Unidos, o acesso aos satélites da empresa europeia que chegavam até milhões de espectadores na China. A decisão provocou o protesto da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), que receia que o acto seja uma cedência às pressões das autoridades de Pequim.

“Esta inexplicável decisão de terminar abruptamente o contrato com uma emissora independente parece um acto chocante de censura”, afirmou o secretário-geral da FIJ, Aidan White, que recordou que em 2004 as autoridades chinesas pressionaram a Eutelsat a acabar com o seu acordo com a NTDTV, referindo claramente o risco da empresa europeia perder uma oportunidade de negócio como a transmissão dos Jogos Olímpicos de 2008.

Exigindo explicações claras à Eutelsat, a FIJ considera que “a possibilidade de uma das principais emissoras mundiais se submeter a pressões políticas indevidas deve levar toda a gente a preocupar-se com a liberdade de expressão” e “reforça mais do que nunca a necessidade de independência e qualidade” no mundo da radiodifusão.

Partilhe