EUA tentam controlar e intimidar a imprensa no Iraque

A detenção de três jornalistas coreanos por militares norte-americanos em Bagdade levou a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) a acusar as autoridades dos Estados Unidos de tentativa de “controlar e intimidar” os média.

O incidente ocorreu a 6 de Março, quando três jornalistas da KBS, estação da Coreia do Sul, estiveram detidos durante quatro horas sob suspeita de transportarem explosivos, apesar da embaixada coreana no Iraque ter confirmado as suas identidades e ter solicitado a sua libertação imediata.

A FIJ considerou esta acção inaceitável e interpretou-a como “uma tentativa directa de intimidação da imprensa”, tendo já demonstrado o seu apoio à Associação de Jornalistas da Coreia, que exige um pedido de desculpas das autoridades dos EUA e a publicitação das “regras internas” que levaram os militares a deterem os jornalistas.

Este caso acontece pouco depois das autoridades norte-americanas terem anunciado que todos os jornalistas no Iraque teriam de se registar junto delas para obter um cartão de imprensa que lhes permitisse trabalhar no Iraque.

Partilhe