EUA soltam iraquianos detidos há meses sem acusação

As tropas norte-americanas no Iraque libertaram a 15 de Janeiro os jornalistas Ali al-Mashhadani, operador de câmara freelance ao serviço da Reuters, e Majed Hameed, correspondente da Reuters e da Al-Arabiya, que estavam detidos sem qualquer acusação desde o Verão de 2005.

Os dois jornalistas integravam um grupo de cerca de meio milhar de iraquianos libertados ao fim de vários meses de prisão sem qualquer acusação formada.

Ali al-Mashhadani estava preso desde 8 de Agosto, dia em que tropas norte-americanas o capturaram em Ramadi por considerarem suspeitas algumas fotografias encontradas nas suas máquinas, enquanto Majed Hameed foi preso no funeral de um familiar a 15 de Setembro, ao que tudo indica devido a filmagens encontradas na sua câmara.

Apesar de satisfeitos com estas libertações, o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) e a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) consideram alarmante que os jornalistas tenham estado tanto tempo presos sem qualquer acusação, explicação ou o devido processo legal, e exigiram explicações dos Estados Unidos para outros três casos de jornalistas que continuam sob custódia norte-americana e igualmente sem qualquer acusação formada.

Os jornalistas em causa são: Abdul Ameer Younis Hussein, operador de câmara da CBS News que foi ferido quando cobria confrontos em Mosul e está detido desde Abril de 2005; Samir Mohammed Noor, operador de câmara freelance ao serviço da Reuters, preso por tropas iraquianas em Tal Afar no mês de Maio de 2005; e o sudanês Sami Muhyideen al-Haj, da Al-Jazeera, detido no Paquistão em Dezembro de 2001 e que, ao que tudo indica, está preso em Guantanamo e terá sido aliciado por militares norte-americanos a tornar-se espião ao serviço dos EUA.

Operador de câmara morto a norte de Bagdade

Entretanto, segundo a RSF, um grupo de homens armados matou Louai Salam Radeef, operador de câmara da estação de televisão por satélite Al-Baghdadia, num ataque levado a cabo a a 12 de Janeiro em Alshoola, a Norte de Bagdade.

No referido ataque também ficou ferido Amer Mohammed, assistente de Louai Salam Radeef.

Partilhe