EUA obrigados a divulgar imagens de torturas em Abu Ghraib

O Departamento de Defesa norte-americano vai ter de divulgar, até 7 de Abril, o arquivo de fotografias e vídeos conhecido como “The Darby Photos”, do qual fazem parte as imagens de torturas na prisão de Abu Ghraib, no Iraque, que foram divulgadas pela imprensa em 2004.

A decisão resulta de um acordo extra-judicial entre o Departamento de Defesa e a União Americana de Liberdades Civis (ACLU), que levou igualmente as autoridades norte-americanas, em 28 de Março, a retirar o recurso interposto em tribunal com o objectivo de impedir a divulgação pública das referidas imagens.

Deste modo, as autoridades irão cumprir a sentença emitida em Setembro de 2005 pelo juiz Alvin K. Hellerstein, que considerou que as imagens de torturas de prisioneiros deviam ser tornadas públicas ao abrigo do Freedom of Information Act (FoIA).

No entanto, a cedência governamental poderá não adiantar muito ao que já saiu na imprensa, pois em Fevereiro o website Salon.com publicou dezenas de fotografias que alegadamente fazem parte do referido arquivo, como fruto de uma fuga de informação certamente motivada pelo recurso judicial que a administração Bush pretendia interpor.

O Comité de Repórteres para a Liberdade de Imprensa (RCFP) considerou o desfecho deste caso, que dura há quase dois anos, como “uma vitória para o direito do público à informação acerca dos abusos de prisioneiros no Iraque”.

Partilhe