Estudo propõe reforço da formação em deontologia

A necessidade do reforço da formação dos jornalistas nas áreas da deontologia e do Direito da Informação e, também, do Trabalho é uma das conclusões do projecto “Media DigIT – A Digitalização no Sector da Comunicação: Um Desafio Europeu”, um estudo efectuado em cinco países europeus, entre os quais Portugal, com a participação do Sindicato dos Jornalistas (SJ).

Deontologia e Direito são duas das seis áreas de formação identificadas pelo projecto como fundamentais para habilitar os jornalistas a lidarem com a introdução generalizada da tecnologia digital nos média.

A escrita e edição de texto, a linguagem multimédia, o áudio e o vídeo digital são as outras quatro áreas definidas pelos investigadores do projecto como prioritárias para a formação dos jornalistas, de modo a permitir-lhes usarem a tecnologia digital na produção de jornalismo de qualidade.

Aquelas seis áreas de formação originaram oito percursos formativos transnacionais, que os investigadores do projecto – entre os quais os portugueses José Luiz Fernandes, do SJ, e Fernando Cascais, do CENJOR-Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas – consideram ser viáveis em todos os países europeus.

Três desses percursos – Escrita e Edição Avançadas, Legislação dos Média e Digitalização, Deontologia da Prática Jornalística Digital – prevêem módulos de âmbito nacional que respondam às especificidades de cada país.

Os percursos formativos encontram-se, na íntegra, em ficheiros anexos a esta notícia. Outros documentos relacionados com a investigação encontram-se disponíveis no sítio web do projecto (ver ligação), inclusive em Português.

O projecto, que se iniciou em Outubro de 2005 e foi co-financiado pela Comissão Europeia, através do Programa Leonardo da Vinci, reuniu o Sindicato dos Jornalistas, de Portugal, o Colégio e o Sindicato de Jornalistas da Catalunha, o Sindicato dos Jornalistas de Chipre e quatro instituições de formação: o Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (Cenjor), o Fundo de Formação da Zona Mediterrânica (Catalunha), o Centro de Educação e Formação de Rogaland (Noruega) e o Centro para o Desenvolvimento e Inovação na Educação (Roménia).

Partilhe