Ao vincular-se aos requisitos estabelecidos pela Lei de Imprensa, o sítio do Sindicato dos Jornalistas – www. jornalistas.eu – assume publicamente o compromisso de se orientar em conformidade com um Estatuto Editorial que define claramente as suas opções e objectivos. Este sítio é da responsabilidade da Direcção do Sindicato dos Jornalistas, sendo coordenado por Alfredo Maia, Rosária Rato e Anabela Fino.
ESTATUTO EDITORIAL DE WWW.JORNALISTAS.EU
1 – Jornalistas.eu é um projecto de informação e dinamização do Sindicato dos Jornalistas, assumindo-se como canal de diálogo com os seus associados, jornalistas em geral, estudantes e professores, empresários do sector, estudiosos e público em geral.
2 – Jornalistas.eu é o sítio oficial do Sindicato dos Jornalistas na Internet, mas fomenta a interactividade com outras organizações de jornalistas, num quadro de cooperação e amizade e no respeito pela autonomia e diversidade.
3 – Jornalistas.eu disponibiliza informação sobre as propostas, posições e actividades do Sindicato e de outras organizações do sector e promove a partilha do conhecimento de propostas, análises e iniciativas de outras entidades com relevante interesse para o Jornalismo.
4 –Jornalistas.eu considera que a liberdade de expressão, a diversidade das ideias e de projectos e o pluralismo das convicções são elementos fundadores e estruturantes de uma sociedade democrática, pelo que, a par da livre afirmação das suas propostas e posições do Sindicato dos Jornalistas, acolhe sugestões, críticas e comentários de outras entidades, desde que respeitem o presente estatuto.
5 –Jornalistas.eu reconhece as potencialidades da Internet para a promoção da liberdade de expressão, mas considera que os textos, imagens ou desenhos que disponibiliza devem respeitar escrupulosamente as normas legais, éticas e deontológicas dos jornalistas, designadamente as relativas ao bom nome, à integridade e à honra das pessoas.
6 – Jornalistas.eu é um órgão editado em suporte online, que assume os riscos de partilha da informação, mas rejeita a apropriação indevida da criação intelectual, designadamente na Internet.
7 – Jornalistas.eu reconhece e utiliza as possibilidades da Internet no debate e enriquecimento das ideias, considerando que a interactividade é uma ferramenta e um conceito de progresso, mas rejeita demitir-se do seu dever de responsabilidade em relação ao conteúdo dos materiais que disponibiliza.
8 – Jornalistas.eu orienta-se, no domínio da informação, pelas disposições contidas na Declaração Universal dos Direitos do Homem, na Constituição da República Portuguesa, no Estatuto do Jornalista, na Lei de Imprensa e demais legislação aplicável, bem como no Código Deontológico dos Jornalistas, apenas condicionadas pela natureza e âmbito do seu projecto.
9 – Jornalistas.eu afirma a sua independência relativamente a todos os poderes, inclusive em relação às entidades que patrocinam o sítio ou apoiam qualquer iniciativa do Sindicato ou de outras organizações de jornalistas.