Estatuto do Jornalista debatido em Madrid

A experiência portuguesa na elaboração do Estatuto do Jornalista foi apresentada por Anabela Fino, membro da Direcção do Sindicato dos Jornalistas, durante um colóquio organizado pelas Comissiones Obreras (CO) , em 21 de Fevereiro de 2002, no Ateneo de Madrid.

A convite das Comissiones Obreras (CO), o Sindicato dos Jornalistas (SJ) participou num colóquio sobre o Estatuto do Jornalista, realizado a 21 de Fevereiro de 2002 no Ateneo de Madrid.

A Direcção do SJ esteve representada por Anabela Fino, que deu conta da experiência portuguesa na elaboração da primeira versão do Estatuto, em 1977, e sua posterior revisão, em 1999.

A regulamentação da profissão só agora está a ser preparada em Espanha, tendo o exemplo português servido de base ao projecto que em breve será apresentado às Cortes.

No essencial, as preocupações dos jornalistas do país vizinho coincidem com as nossas, designadamente quanto à defesa dos direitos de autor, acesso à profissão, sigilo profissional, direitos e deveres.

O projecto de Estatuto em versão castelhana é, no entanto, menos restrito do que o português no respeitante às incompatibilidades.

Partilhe