Estados Gerais da Comunicação e da Cultura em Itália

O Comité para a Liberdade e o Direito à Informação, do qual fazem parte mais de 60 associações, movimentos e sindicatos italianos, agendou para 30 de Janeiro a realização dos Estados Gerais da Comunicação e da Cultura, encontro que terá lugar no auditório do Parque da Música, em Roma.

O objectivo dos Estados Gerais é definir uma proposta da sociedade civil para a comunicação e a cultura que reconheça o direito dos cidadãos ao pluralismo e à liberdade de expressão.

Pretende-se que este seja um encontro aberto à reflexão e também à mobilização contra todas as formas de pensamento único e de limitação dos direitos e das liberdades constitucionais, contra o monopólio radiotelevisivo e contra um sistema que exclui parte considerável da sociedade italiana.

O Comité, conhecido por ter conduzido uma firme oposição à Lei Gasparri, apresentará aos Estados Gerais um manifesto de princípios base, no qual solicitará às instituições e às forças políticas um real empenho na realização de um projecto que seja expressão do trabalho comum das várias organizações de operadores da cultura e da informação, das associações, dos movimentos de cidadãos e da sociedade civil.

Após a reunião dos Estados Gerais, o Comité relançará a iniciativa sobre a reforma da comunicação, na convicção de que o parlamento terá em conta as recomendações do presidente da República, Carlo Azeglio Ciampi, acerca da Lei Gasparri.

O Comité considera, no entanto, que os deputados deveriam ir ainda mais longe, modificando radicalmente a lei em pontos que dizem respeito ao serviço público da RAI e às problemáticas sociais relativas ao trabalho.

Partilhe