Estado deve mais de um milhão de euros à Casa da Imprensa

O relatório e contas do exercício de 2003 da Casa da Imprensa, aprovado a 31 de Março de 2004 em Assembleia Geral, informa que continua por regularizar a dívida do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS) ao Fundo Especial da Segurança Social dos Jornalistas, estimada em cerca de um milhão e cem mil euros.

De acordo com o relatório, esta situação arrasta-se “há cinco anos e meio”, lesando “os legítimos direitos de 4500 jornalistas portugueses”.

A actual administração da Casa da Imprensa, que já informou o IGFSS da sua disposição de recorrer aos “meios ao seu dispor para ressarcimento dos compromissos assumidos perante o Fundo”, reuniu no começo de Fevereiro de 2004 com o Coordenador de Ilícitos e a Coordenadora da Contabilidade do IGFSS, mas o resultado ficou-se por nova “promessa de uma resolução tão rápida quanto possível” desta grave situação.

Entre outros aspectos, o relatório dá ainda conta das diligências efectuadas para arrancar com o projecto “Casa do Jornalista”, uma iniciativa conjunta com o Sindicato dos Jornalistas e o Clube de Jornalistas. Neste âmbito, o documento destaca os contactos com os presidentes das Câmaras Municipais de Cascais e Vila Franca de Xira, que “se mostraram altamente receptivos a esta iniciativa, nomeadamente para a concessão de terrenos, estando previstos para breve encontros formais com estas entidades”.

A administração da Casa da Imprensa, dando conta dos resultados positivos do exercício, manifesta no relatório a sua confiança de poder contribuir, apesar das dificuldades, para “garantir o futuro” da quase centenária associação, “honrando os que a prestigiaram e ao longo dos anos se sacrificaram para a sua consolidação como instituição de solidariedade entre os jornalistas”.

Partilhe