Escolha o seu Futuro – Parlamento Europeu lança curta-metragem para combater abstenção

A um mês das Eleições Europeias, que se realizam a 26 de maio em Portugal, o Parlamento Europeu lança o filme “Escolha o seu Futuro” para incentivar o voto.

A curta-metragem pretende encorajar os cidadãos a participarem nas Eleições Europeias e a refletirem sobre as gerações futuras, que terão de viver com as consequências do seu voto. Dirigida pelo premiado realizador Frédéric Planchon, retrata os momentos mais intensos, belos e frágeis que rodeiam o nascimento de bebés.

O filme é narrado por uma criança que apela ao sentido de responsabilidade dos eleitores. “Cada um de nós pode deixar uma marca, mas, juntos, podemos fazer toda a diferença. Escolha a Europa em que quer que eu cresça”.

As Eleições Europeias, que se realizam em todos os Estados-Membros entre 23 e 26 de maio, vão traçar o futuro e a direção da União Europeia (UE).

O sentimento de unidade está em linha com os resultados de um inquérito recente, encomendado pelo Parlamento Europeu em abril, que revelou que 80% dos inquiridos concorda que é mais importante o que une os Europeus do que o que os separa (gráfico 1).

As negociações sobre o Brexit demonstraram as incertezas da separação e os riscos de deixar a proteção da UE. Quando questionados sobre quais os sentimentos que lhes vêm primeiro à mente quando pensam na UE, a maioria dos europeus respondeu esperança ou confiança (55% no total), enquanto que um terço dos inquiridos afirmou que a incerteza quanto ao futuro da Europa lhes provoca um sentimento de dúvida (gráfico 2).

O debate sobre a saída do Reino Unido da UE evidenciou também os benefícios da pertença ao clube europeu. Os dados do último Eurobarómetro (fevereiro de 2019) mostram que mais de dois terços (68%) dos europeus acredita que a UE trouxe benefícios ao seu país (gráfico 3) e que 61% considera positiva a pertença do seu país à União (gráfico 4).

O Eurobarómetro indica que os cidadãos estão mais interessados no estado da economia, nas perspetivas de emprego, na migração, nas alterações climáticas e na luta contra o terrorismo, o que reforça a necessidade de maior união, cooperação e ação conjunta (gráfico 5).

O futuro da Europa está nas mãos dos cidadãos que vão votar nas Eleições Europeias de 23 a 26 de maio. Apesar de os dados do Eurobarómetro mostrarem que, em fevereiro, mais de um terço dos europeus (35%) estava determinado a votar, um outro terço (32%) ainda não estava convencido (gráfico 6). Embora sejam os jovens eleitores aqueles que têm uma opinião mais positiva da UE (74%), apenas 21% estão determinados em ir às urnas, enquanto 34% estão indecisos (gráfico 7).

O filme é divulgado online em todos os Estados-Membros no dia 25 de abril. Mais tarde, serão distribuídas versões para a televisão, o cinema e a rádio.

Partilhe