Esclarecimento a afirmações de Mário Rui de Carvalho

A “Visão” de 4 de Dezembro incluiu um esclarecimento a afirmações feitas pelo cameraman Mário Rui de Carvalho, em entrevista publicada na revista (n.º 557, 12 de Novembro de 2003), que não correspondiam à verdade dos factos e punham em causa o Sindicato dos Jornalistas.

A publicação do esclarecimento foi solicitado pelo Secretário da Direcção do Sindicato dos Jornalistas, José Luiz Fernandes, que foi quem tratou com Mário Rui de Carvalho do assunto que mereceu deste comentários despropositados.

É o seguinte, na íntegra, o esclarecimento publicado pela “Visão”:

Entrevista a Mário Rui de Carvalho

Mário Rui de Carvalho, cameraman da CBS, em entrevista à “Visão” (n.º 557), diz que há cerca de um ano e meio tomou “conhecimento de que o Sindicato dos Jornalistas ia organizar um curso para repórteres em situações de combate(…).“Ofereci-me para vir a Portugal, à minha custa, dar o meu contributo. Informaram-me de que não estavam interessados, que já estava tudo tratado e programado”.

Ora, infere-se destas palavras do Mário Rui de Carvalho que o Sindicato dos Jornalistas desconsiderou a sua oferta. O que não é verdade, como ele bem sabe. Estou em condições de o garantir, pois foi eu, enquanto responsável pela Formação na direcção do Sindicato, quem tratou do assunto com ele, o que, em síntese, decorreu do seguinte modo:

1. Face à disponibilidade manifestada pelo Mário Rui de Carvalho, por e-mail datado de 1 de Junho de 2002, apressei-me a agradecer-lhe o seu empenho e a informá-lo de que ia contactar o Exército para propor a sua participação no estágio como monitor.

2. O Gabinete do chefe de Estado-Maior do Exército ponderou a situação e transmitiu-me a impossibilidade de acolher a disponibilidade do Mário Rui de Carvalho, pois isso implicaria a reformulação do programa do estágio, que já estava definido e operacionalizado para se iniciar a 24 de Junho.

3. Isto mesmo transmiti ao Mário Rui de Carvalho, que, embora manifestando o seu pesar, me afirmou compreender a situação.

4. Na mesma ocasião, reafirmei ao Mário Rui de Carvalho o interesse da direcção do Sindicato na sua participação em eventuais cursos a organizar em colaboração com o Cenjor-Centro de Formação Profissional para Jornalistas. O Mário Rui de Carvalho mostrou-se receptivo à ideia e combinámos que em Agosto, quando ele viesse de férias a Portugal, nos reuniríamos para avaliar as possibilidades da sua concretização. Ficou o Mário Rui de Carvalho de me contactar, quando estivesse em Portugal, o que não fez até hoje, apesar de eu lhe ter recordado, por e-mail, que aguardava o seu contacto.

Se houve desinteresse, não foi do Sindicato dos Jornalistas. Just the facts, Mário Rui de Carvalho!

José Luiz Fernandes (Jornalista, Secretário da Direcção do SJ)

Partilhe