Eritreu escolhido como “Jornalista do Ano” pela RSF

A Repórteres Sem Fronteiras (RSF) elegeu o eritreu Seyoum Tsehaye, de 54 anos, como “Jornalista do Ano 2007”, devido à forma corajosa como se bateu pela liberdade de expressão na Eritreia até ser detido sem acusação, a 21 de Setembro de 2001, pelas autoridades do país governado por Issaias Afeworki, seu antigo companheiro de armas.

Actualmente, desconhece-se em que local Tsehaye está detido e teme-se pelo seu estado de saúde, pois nos últimos anos já morreram quatro jornalistas nas prisões da Eritreia. Além de Seyoum Tsehaye, foram nomeados para o galardão de Jornalista do Ano” dos Prémios RSF-Fondation de France o ceilonês Iqbal Athas, o colombiano Hollman Morris e ainda Jila Baniyaghoob, do Irão.

O painel de jurados dos Prémios RSF-Fondation de France atribuiu ainda o galardão da categoria Media à emissora birmanesa Democratic Voice of Burma, enquanto o prémio Defensor da Liberdade de Imprensa coube ao Observatório de Liberdade Jornalística do Iraque e o de Ciberdissidente ao egípcio Kareem Amer, condenado a quatro anos de prisão por criticar no seu blog o presidente Hosni Mubarak e o domínio islamista sobre as universidades do país.

Por fim, a RSF deu um prémio especial ao casal de activistas chineses dos direitos humanos Hu Jia e Zeng Jinyan, ambos em prisão domiciliária por tentarem dar a conhecer ao mundo alguns efeitos nefastos da preparação dos Jogos Olímpicos de 2008 para o povo chinês.

Cada um dos prémios atribuídos tem um valor monetário de 2500 euros.

Partilhe