ERC alerta que sondagens devem ter ficha técnica completa

O Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) recomendou a 8 de Junho que a TSF cumprisse escrupulosamente a lei e fizesse acompanhar a divulgação das sondagens de todas as informações legalmente previstas.

Esta deliberação foi fruto de uma análise a uma sondagem política sobre a intenção de voto em legislativas e avaliação de líderes partidários, divulgada a 26 de Maio por aquela estação de rádio.

De acordo com a ERC, “na ficha técnica da sondagem supra identificada, foram omitidos alguns elementos obrigatórios nos termos do artigo 7º da Lei n.º 10/2000, de 21 de Junho, a saber: universo da sondagem, repartição e composição da amostra, percentagem de intenção de abstenção e indicação da hipótese em que se baseia a projecção”.

Ainda segundo a entidade reguladora, da apreciação de posteriores divulgações pelo mesmo operador, verificou-se que as fichas técnicas que têm vindo a ser apresentadas não cumprem o previsto na lei, pelo que decidiu emitir uma recomendação.

Partilhe