Equipa de televisão russa detida e expulsa da Lituânia

Guardas fronteiriços lituanos detiveram e expulsaram uma equipa da estação televisiva independente NTV, sediada em Moscovo, por ter filmado um protesto num comboio perto da fronteira lituano-russa, a 14 de Setembro.

Segundo relatos da imprensa russa e lituana, o jornalista da NTV, Vadim Fefilov, o repórter de imagem Vladimir Chervyakov e o técnico de som Aleksey Zolotov chegaram à fronteira de Kena, na Lituânia, às 10 horas de domingo, num comboio de Moscovo para o enclave russo de Kaliningrad, situado entre a Polónia e a Lituânia.

Quando os guardas fronteiriços lituanos entraram no comboio para verificar documentos, um grupo de activistas do Partido Nacional Bolchevique, que viajava na mesma carruagem que a equipa da NTV, começou a protestar contra a necessidade dos cidadãos russos que viajam para Kalinigrad precisarem de um visto para cruzar a Lituânia até ao enclave.

Vadim Fefilov e Vladimir Chervyakov filmaram os protestos e foram detidos durante cinco horas, multados em 225 litas (cerca de 75 euros) cada e expulsos da Lituânia no comboio seguinte para Moscovo.

De acordo com a imprensa, Aleksey Zolotov continuou a filmar o protesto com a sua câmara de vídeo e foi mais tarde detido, juntamente com os manifestantes do Partido Nacional Bolchevique. Os guardas confiscaram-lhe a câmara de vídeo, multaram-no em 300 litas (cerca de 100 euros) e deram-lhe ordem para sair do país dentro de 48 horas.

“A equipa da NTV não fez mais do que cobrir um acontecimento noticioso e é ultrajante limitá-la por tal se ter passado num comboio perto da fronteira”, afirmou Ann Cooper, directora-executiva do Comité para a Protecção dos Jornalistas, acrescentando que as autoridades lituanas deveriam pedir desculpa aos jornalistas e garantir que semelhantes violações à liberdade de impresa não voltam a ocorrer no futuro.

Partilhe