Enviados: SJ transmite preocupação a governo angolano

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) transmitiu hoje, 5 de Setembro, ao Governo e às organizações congéneres angolanos a sua preocupação pelas dificuldades na obtenção de visto que inviabilizaram a deslocação de jornalistas de cinco órgãos de informação portugueses para a cobertura das eleições legislativas naquele país.

Numa mensagem enviada ao Governo de Angola, através da sua embaixada em Lisboa, ao Sindicato dos Jornalistas Angolanos e à União dos Jornalistas Angolanos, o SJ fundamenta a sua preocupação no seu dever de defender “o papel fundamental dos jornalistas e dos meios de informação na construção, consolidação e manutenção dos sistemas democráticos”.

Recorde-se que os semanários “Expresso” e “Visão”, o diário “Público”, a estação de televisão SIC e a Rádio Renascença anunciaram não terem recebido resposta aos pedidos de visto para os enviados especiais que pretendiam fazer deslocar a Angola, para cobertura da campanha eleitoral e do escrutínio que decorre hoje.

A mensagem do SJ é do seguinte teor:

Tendo tido conhecimento de dificuldades na acreditação de vários órgãos de informação portugueses com vista à cobertura das eleições legislativas na República Popular de Angola, o Sindicato dos Jornalistas de Portugal vem transmitir a sua preocupação pela impossibilidade criada à realização da missão de informar pretendida.

Tal preocupação relaciona-se com a defesa do papel fundamental dos jornalistas e dos meios de informação na construção, consolidação e manutenção dos sistemas democráticos e com o dever deste Sindicato de contribuir para ultrapassar as dificuldades no acesso à informação e do direito a divulgá-la.

Nota: Por razões técnicas alheias à vontade do SJ, esta notícia esteve indisponível entre as 20.30 e as 23.45 horas de 5 de Setembro

Partilhe