Entregues os Prémios Gazeta 2004

Na entrega dos Prémios Gazeta 2004, a 24 de Setembro, que distinguiram Anabela de Saint-Maurice (RTP1), José Eduardo Fialho Gouveia (“O Independente”) e Baptista-Bastos, o Presidente da República elogiou o trabalho desenvolvido pelo “Diário de Notícias” da Madeira (Prémio Gazeta Imprensa Regional) pelo «imenso» serviço prestado «à comunidade democrática do país».

Fundado em 1876, o “Diário de Notícias” da Madeira é o título regional com maior tiragem (19 mil exemplares). Elaborado por 43 jornalistas, este diário foi premiado pela sua “invulgar qualidade num contexto complexo”.

O Grande Prémio Gazeta 2004 foi atribuído a Anabela Saint-Maurice 1 pela reportagem “Quando o Comboio Apitar”, um trabalho que aborda a reabilitação e a importância estratégica do Caminho de Ferro de Benguela. Um prémio justificado, segundo o júri, pelo “apurado sentido da reportagem, enquanto género jornalístico vocacionado para o enriquecimento do telespectador com factos, conhecimentos e sentimentos capazes de elevar a sua compreensão da realidade”.

José Eduardo Fialho Gouveia foi distinguido com o Prémio Gazeta Revelação, “pela qualidade da escrita, criatividade narrativa e sensibilidade na abordagem dos aspectos relacionados com a condição humana”, qualidades patentes nos trabalhos levados a concurso: “Os Índios da Meia Praia” e “Os Chocolates de Elisa”.

A “neutralidade do jornalismo é a inércia do jornalismo e a negligência cúmplice do jornalista”, disse Baptista-Bastos no seu discurso de agradecimento pelo prémio com que foi agraciado, a Gazeta de Mérito.

“O rapaz esguio, esgalgado e feliz a subir a colina do Bairro Alto” em direcção à redacção do Século, como escreveu o premiado, segundo o júri dos Prémios Gazeta é hoje uma «referência indiscutível» do jornalismo português.

Na sessão de entrega dos Prémios Gazeta, o Presidente da República destacou o papel do Clube dos Jornalistas na defesa de um “jornalismo activo, sério e exigente”.

Partilhe