Empresa retira queixa contra jornalistas chineses

A Foxconn, empresa que detém a Hongfujin Precision Industry, retirou a sua acção por calúnia contra dois jornalistas do jornal chinês “China Business News”, informou a agência Xinhua.

A companhia e o jornal acordaram em não fazer comentários sobre o assunto, optando por afirmarem o respeito mútuo. Segundo a agência de notícias Xinhua, a Foxconn declarou o seu “respeito pelo ‘China Business New’, um jornal económico influente na China”, enquanto fontes do jornal louvaram a “contribuição da Foxconn para o desenvolvimento económico da China” e manifestaram a sua confiança em que a companhia “continue a dar ainda mais contribuições no futuro”.

Na origem deste caso, que provocou uma grande polémica na China, está um artigo publicado a 15 de Junho de 2006 no “China Business News” sobre as condições de trabalho na fábrica da Hongfujin Precision Industry em Shenzhen. A empresa processou por difamação o repórter Wang You e o editor Weng Bao, exigindo uma indemnização de 30 milhões de yuan (3 milhões de euros). Poucos dias antes de retirar a acusação contra os jornalistas, a Foxconn já havia reduzido o pedido para um valor simbólico de 1 yuan (10 cêntimos).

Partilhe