Empresa espanhola condenada a readmitir jornalista

Trabalhador fora alvo de despedimento depois de anunciar a intenção de promover eleições sindicais e de se apresentar como candidato a delegado.

A Federación de Sindicatos de Periodistas (FeSP), através do Sindicato de Periodistas de Andalucía (SPA-FeSP), revelou que, por decisão de um tribunal de Melilla, um jornalista que fora despedido ao anunciar a intenção de promover eleições sindicais e apresentar-se como candidato a delegado foi readmitido nas suas funções.

Segundo a mesma fonte, a empresa Contenidos Melilla foi condenada a readmitir o jornalista e ainda ao pagamento dos seus salários desde 30 de maio de 2016, altura do despedimento, até ao momento atual, bem como uma indemnização, relativa a danos morais, no valor de 1.200 euros.

A sentença lembra que, antes do despedimento, o diretor da televisão terá comunicado a uma camarada do jornalista que, caso este se apresentasse a eleições, iria “para a rua”. Depois disso, o trabalhador recusou assinar notícias que elaborara e estas foram retiradas do alinhamento, dois casos que o juiz considerou serem indiciadores poderosos acerca de uma “atuação de represália” contra o jornalista devido à sua atividade na área sindical.

De acordo com o SPA-FeSP, sendo propriedade do grupo Gaselec, a principal atividade da Contenidos Melilla é a distribuição de energia elétrica, embora também detenha o semanário “Luz de Melilla” e a televisão por cabo Cablemel TV. Entre o passado verão e a atualidade, a firma despediu 12 trabalhadores.

Partilhe