Eleições em rede 2019: dez projetos de jornalismo unem-se para acompanhar legislativas

Podcasts, meios de comunicação independentes, regionais e universitários acabam de se unir num projeto comum para cobrir a votação de outubro próximo e acompanhar toda a informação para as eleições legislativas. Ao todo, são dez projetos de jornalismo, dispostos a fazer um acompanhamento nacional composto de muitas realidades regionais, “cujo objetivo é sentar à mesma mesa os líderes dos partidos representados no Parlamento, para um grande debate, bem como a organização de discussões com cabeças de lista por distrito”, refere uma nota de imprensa do Eleições em Rede 2019.

O projeto Eleições em Rede 2019 é dinamizado pelo podcast Perguntar Não Ofende, do jornalista Daniel Oliveira, pelos meios digitais Fumaça, Sul Informação e Médio Tejo, pelos semanários Jornal de Leiria e Jornal do Fundão e ainda pelos projetos universitários RUM – Rádio Universitária do Minho, RUC – Rádio Universidade de Coimbra e Rádio Universitária da Beira Interior em conjunto com o Urbi et Orbi – Jornal Universitário da Beira Interior (coordenados pelo Remedia.Lab – Laboratório e Incubadora de Media Regionais).

 

Cada meio terá a sua cobertura e linha editorial própria, mas partilha nos seus canais de distribuição (áudio, papel ou vídeo) e redes sociais trabalhos relevantes dos parceiros. Mantendo a independência das redações e o estilo de cada projeto, os artigos, entrevistas e debates produzidos ao longo dos próximos dois meses serão discutidos e pensados em conjunto, numa ideia de validação pelos pares.