Eleições dos órgãos sociais do SJ

O prazo para apresentação de listas às eleições de 10 de Dezembro dos órgãos sociais do Sindicato dos Jornalistas (SJ) para o triénio de 2010/2012 termina no dia 20 de Novembro.

Em carta enviada aos associados do SJ, que a seguir se transcreve na íntegra, o Presidente da Assembleia Geral chama a atenção para as principais inovações a ter em conta para estas eleições.

Cara/o Associada/o do Sindicato dos Jornalistas

Recorda-se que termina no dia 20 de Novembro o prazo para apresentação de listas às eleições de 10 de Dezembro dos órgãos sociais do Sindicato dos Jornalistas para o triénio de 2010/2012.

As regras do processo eleitoral estão definidas no Capítulo XVI (artigos 71 a 87) dos novos Estatutos do SJ, mas chama-se aqui a atenção para as principais inovações a ter em conta para estas eleições.

São cinco os órgãos sociais de âmbito nacional a eleger: a Mesa da Assembleia Geral, o Conselho Geral, o Conselho Fiscal, o Conselho Deontológico e a Direcção Nacional. São eleitas, simultaneamente, as Direcções Regionais dos Açores e da Madeira (art.º 18.º).

A eleição do Conselho Geral e do Conselho Deontológico é feita em lista separada (artigos 42.º e 39.º), sendo possível a apresentação de candidatos para qualquer um destes órgãos sociais sem a obrigatoriedade de propor candidatos para os restantes.

Também a eleição das direcções das Regiões Autónomas é feita em lista separada (art.º 51.º) e limitada à participação dos associados com domicílio profissional na respectiva área territorial.

Nas eleições de 10 de Dezembro não haverá mesas de voto em redacções pois, agora, a votação pode ser exercida presencialmente ou por correspondência sem qualquer limite ou condição. Todos os associados podem votar presencialmente, na assembleia correspondente ao seu domicílio profissional (ver a localização na Convocatória), ou votar por correspondência, utilizando o envelope que será remetido pelos serviços do SJ logo que o processo de aceitação das listas estiver concluído.

Saudações sindicais,

José Luiz Fernandes

(Presidente da Mesa da Assembleia Geral do SJ)

Partilhe