Eleição da Presidente da Federação Europeia de Jornalistas (FEJ)

A jornalista croata Maja Sever foi eleita presidente da Federação europeia de jornalistas na reunião geral que se realizou a 13 e 14 de Junho em Izmir , na Turquia e onde esteve presente o Sindicato dos Jornalistas.

É a primeira vez que a FEJ elege uma mulher como presidente. Maja Sever vai suceder no cargo o dinamarquês Mogens Blicher, que esteve no cargo por 9 anos consecutivos.

Os 144 jornalistas presentes em Izmir, elegeram também como vice presidente o turco Mustafa Kuleli.

Maya Sever, tem 50 anos , começou a carreira jornalística , como repórter de guerra na ex-Jugoslávia e actualmente trabalha como jornalista sénior na televisão pública da Croácia.

Em 2018 Maja foi eleita “jornalista do ano” pela Associação de Jornalistas Profissionais , e em 2022 ganhou o prémio “Pride of Croatia” pelo trabalho humanitário. No ano passado , ganhou o prémio “Fierce women prize”, pela significativa contribuição para a igualdade de género e justiça social na Croácia.

Depois de vencer por larga maioria a presidência da FEJ, Maja Sever prometeu lutar por um jornalismo forte e independente, com direitos sociais e laborais justos que torne o jornalismo num bem público essencial.

Partilhe