EFE despede jornalistas por inadequação “aos padrões” da agência

A agência noticiosa espanhola EFE despediu duas jornalistas, alegando que o seu rendimento “não se adequa aos padrões requeridos pela empresa”, estando disposta a pagar uma indemnização por se tratar de um despedimento sem fundamentação legal.

De acordo com representantes dos trabalhadores, o despedimento das jornalistas Amparo Herrera Duarte e Montserrat Ranera Sánchez teve lugar a 25 de Junho e configura “uma atitude de clara prepotência”.

Ambas trabalhavam na EFEAGRO, uma agência de informação agroalimentar que elabora notícias sobre aquele sector e que desfruta da estrutura tecnológica e das instalações da EFE, que tem uma importante participação na empresa.

Na carta de despedimento, a EFE reconhece que se trata de uma rescisão improcedente, pelo que avança com valores indemnizatórios: 105 mil euros para Amparo Herrera Duarte e 71 mil euros para Montserrat Ranera Sánchez.

Na EFEAGRO, dirigida por Susana Cuevas, já haviam sido despedidos outros cinco jornalistas, por inadequação às expectativas da direcção, enquanto três optaram por pedir licenças temporárias.

Partilhe